Saturday, February 24, 2007

Introdução


A história da Ginástica confunde-se um pouco com a história do homem.
Durante muitos anos este desporto era praticado apenas por acrobatas de circo, mas foram os antigos gregos os primeiros a praticar ginástica como actividade desportiva e não só como forma de treino militar.
Foi graças a Frederic Louis Jahn que esta modalidade ganhou importância por toda a Europa. Foi durante um festival belga de ginástica que em 1881 nasceu a Federação Europeia de Ginastica (FEG), que passados 40 anos adoptou outro nome passando a chamar Federação Internacional de Ginástica.
Nos jogos Olímpicos de 1896 em Atenas só os homens puderam participar, só em 1928 nos jogos Olímpicos de Amesterdão é que as mulheres também foram autorizadas a participar. Assim as provas masculinas são compostas por solo, salto de cavalo, paralelas, barra fixa, cavalo com arções e argolas enquanto que as provas femininas são constituídas por solo, salto de cavalo, paralelas assimétricas e trave olímpica.
A ginástica compreende-se assim como um desporto que envolve a prática de uma série de movimentos que exigem força, flexibilidade e coordenação motora.

No comments: